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Importância da cor nas marcas.

Porque é que um tema tão potencialmente colorido é tantas vezes superficial?
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A psicologia das cores, no que se refere à persuasão, é um dos aspectos mais interessantes, e mais controversos, do branding. Ao partirmos do princípio que a cor tem sido um dos principais motores da evolução humana, é fácil perceber a sua importante para construir uma marca. Assim, discussões superficiais podem deixam-nos mal preparados para tomarmos decisões inteligentes sobre como usar o espectro de cores para transmitir a mensagem da nossa marca.

No branding, os estudos concentram-se na forma como as cores afetam as percepções dos consumidores em relação a uma marca e como esta pode persuadi-los. É um campo importante de estudo a ser considerado quando se cria uma marca ou se renova uma marca já existente. Basta percebermos que existem estudos a demonstrar que 90% das escolhas instantâneas entre diferentes produtos podem ser baseadas apenas na cor.

Existem inúmeras tentativas de classificar como as pessoas reagem a diferentes cores individuais, mas a verdade é que a influência da cor está muito dependente das experiências pessoais para ser universalmente traduzida em sentimentos específicos. Existem pesquisas que mostram que preferências pessoais, experiências, educação, diferenças culturais e contexto podem alterar significativamente o efeito que as cores individuais têm sobre nós.

Quando perguntamos - "Quais serão as cores certas para a minha marca?", a resposta será invariavelmente - "Depende." A resposta é frustrante, mas é a verdade. As diretrizes para a adoção de cores para um marca não devem ser rígidas e conclusivamente definidas. Devemos perceber que a ideia das cores serem capazes de evocar algum tipo de emoção específica é demasiado otimista e, em certa medida, ingénua. É fundamental aprender, considerar e aceitar humildemente que não existem respostas concretas nem garantias. A natureza da teoria da cor pode nunca vir a obter respostas definitivas. Desta forma, o desafio passa por encontrar formas práticas de tomar decisões em relação à cor.

Embora certas cores estejam amplamente alinhadas com algumas características específicas, quase todos os estudos sobre cor e branding dizem que é muito mais importante que as cores apoiem a personalidade com que se deseja retratar a marca do que tentar alinha-las com associações estereotipadas. Ou seja, se a intenção de compra é muito afetada pelas cores, devido ao seu efeito na forma como a marca é percebida, e se as cores influenciam como os clientes veem a personalidade da marca em questão, então, é essencial considerarmos o contexto para o qual a marca trabalha. O exercício deve passar por alinhar as cores com os valores fundamentais da marca para responder eficientemente ao que se está a comercializar e para garantir a diferenciação dos seus concorrentes.

Ao saber e concluir que a cor certa destaca uma marca e torna-a imediatamente reconhecível, percebemos que a cor é mais do que uma simples consideração estética no kit de ferramentas na identidade visual das marcas. A cor é uma personagem essencial na história que a marca conta.

Quer saber mais sobre a influência da cor na identidade da sua marca? Não hesite em contactar-me. Será bom poder esclarecer qualquer dúvida que tenha sobre o meu trabalho. Obrigado.

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