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F.A.Q.

PERGUNTAS FREQUENTES
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1. O que significa Identidade de Marca?

A identidade da marca é o que torna uma marca reconhecível pelo seu público. Pode ser algo tangível como as cores ou até mesmo intangível como os valores partilhados pela marca e percebidos pelos seus clientes. No que diz respeito ao design da marca, inclui todos os elementos visuais, como cores, layouts e, claro, o logotipo que identificam e distinguem a marca na mente do consumidor. A identidade de marca não é o mesmo que imagem de marca. A primeira corresponde ao propósito da marca e à forma como a empresa se apresenta para cultivar uma determinada imagem na mente do cliente. Essa determinada imagem na mente do cliente é a imagem de marca e é o resultado real dos esforços feitos pela identidade da marca.



2. O que é importante considerar para ter um logotipo excepcional?

O logotipo é o principal elemento visual da identidade da marca. Ele será responsável por apresentar e comunicar de imediato a marca segundo a sua visão e propósito. O logotipo deve ser uma extensão representativa do foco e conceito da marca. Só assim um logotipo “convida” os clientes a conhecerem a marca pelo que ela representa, acredita e defende. Desta forma, o logotipo pode criar empatia e verdade para garantir a reputação da marca e transmitir profissionalismo. É importante que o logotipo se destaque e se diferencie dos concorrentes para gerar fidelidade à marca por parte do público. O logotipo precisa ser versátil, conforme explicado na FAQ nº 8, para ser continuamente claro e manter a relevância formal. Para finalizar, não se trata de chamar a atenção, mas sim de ser memorável e ser capaz de criar uma boa primeira impressão e capacidade de manter uma expressão positiva na mente do consumidor.



3. Quais as vantagens em contratar a Diretriz™?

Primeiramente, estará a contratar um profissional com mais de 20 anos de experiência, apaixonado pelo que faz e sempre entusiasmado para criar um novo logotipo ou conversar sobre identidade de marca. Em seguida, importa saber que cada logotipo é uma interpretação sobre o significado e o propósito da marca que resulta de uma pesquisa ativa sobre o mercado em que esta se insere e sobre seus concorrentes. O processo criativo no design de um logotipo passa por simplificar a seleção das melhores opções possíveis em relação a todos os fatores analíticos englobados na pesquisa prévia. Esta metodologia é o que torna meu trabalho na Diretriz™ tão bem-sucedido junto aos meus clientes, porque não se trata apenas de ser original e criativo, mas de entregar solução mais forte e pertinente. Cada opção formal tem que ter uma razão conceptual para ser incluído na solução final do logotipo ou não há espaço para lá estar. Eu acredito que "duas cabeças pensam melhor que uma", assim, e se for da sua vontade, poderá fazer parte dos sistemas de tomada de decisão porque estará convidado a participar ativamente do processo de design. Em última análise, não se trata apenas de apresentar soluções viáveis que possam fazer algum sentido para impressionar o cliente.Trata-se de competência e significado.



4. Quando devo alterar meu logotipo?

Um logotipo deve ser sempre representativo do propósito fundamental da marca e das suas principais razões para atuar no mercado onde se insere. Sempre que ocorra uma grande mudança na organização da marca, naquilo que vende, na forma de operar ou no tipo de clientes, é importante mostrar ao público que algo mudou e uma atualização ou alteração no logotipo ajudará a conseguir isso. Isto é algo que já todos estamos habituamos a ver, mas é vital que seja sempre executado com competência e preocupação com tudo o que a marca precisa para continuar a comunicar com o seu público.



5. O que vou receber ao adquirir um logotipo criado pela Diretriz™?

Quando o processo criativo e o design do seu novo logotipo estiver totalmente finalizado, irá receber documentos finais de alta qualidade preparados para impressão e para ecrã. Os documentos preparados para impressão, serão vetoriais - como ficheiros PDF e EPS - de todas as aplicações corporativas do logotipo e versões de cores (quando aplicável). Os documentos preparados para ecrã e multimédia, serão bitmap (pixels) - como ficheiros PNG e JPG - também em todas as suas aplicações corporativas e versões de cor (quando aplicável). Receberá ainda o respetivo manual de normas corporativas, em formato digital, com regras e orientações sobre a forma correta de apresentar o seu novo logotipo nos diferentes suportes/materiais.
Tudo isto garante-lhe total autonomia para aplicar o seu novo logotipo e comunicar a sua marca da melhor forma.



6. Quanto tempo demora até eu ter meu novo logotipo?

O processo de design criativo do seu novo logotipo é algo que não queremos apressar. O design de um logotipo é uma resposta formal e gráfica às várias questões levantadas pelo conceito da marca. Desconfie sempre de qualquer serviço de design que específica o tempo que levará a criar um logotipo sem antes perceber integralmente que precisa ser feito. Eu consigo criar um logotipo visualmente apelativo em apenas uma questão de horas ou até minutos, mas seguramente não teremos a certeza de que esta possa ser a solução mais adequada, se responde aos predicados vitais da marca, nem se esta se comportará conforme aquilo que é necessário. É absolutamente obrigatório levar a cabo uma pesquisa efetiva sobre a marca, analisar o seu mercado de atuação e identificar os concorrentes, para referir apenas alguns parâmetros. Só então será possível iniciar o processo de design criativo para testar todas as formulações e combinações possíveis para desenvolver uma solução para o novo logotipo. Depois de todo este processo, o trabalho ainda não está feito. Na minha metodologia projetual, chegará posteriormente a fase de simplificar e atingir o design final do novo logotipo. Para poder responder de forma prática, o tempo médio para concluir um logotipo comissionado, devo apresentar um prazo variável entre uma semana a duas de trabalho.



7. Para que serve o meu novo logotipo?

Seu logotipo é um ponto de identificação do seu negócio. É o que os clientes reconhecem primeiro sobre sua marca. É necessário que o seu logotipo seja apresentado de forma correta e consistente para poder criar e nutrir essa primeira conexão com o público. Um logotipo de sucesso terá o poder de ser memorável na mente do seu cliente e, mais importante, gerar uma reação sobre como este se sente em relação à sua marca.



8. O que torna um logotipo versátil e porque razão isso é tão importante?

Para garantir que uma marca permaneça relevante, a consistência de todas as suas comunicações precisam ser absolutamente claras. O design do logotipo desempenha um papel imprescindível neste campo. Ou seja, o logotipo precisa poder ser sempre apresentado da melhor forma possível, quer seja para impressão, quer seja para a web. Coisas como pequenos detalhes ou muita informação gráfica podem tornar o logotipo menos perceptível em escalas menores e prejudicar a melhor forma de representar a marca. A falta de margens de segurança no espaço onde se insere o logotipo, também enfraquecem a comunicação do mesmo. Portanto, é importante a existência de um manual de normas corporativas que exiba os estudos de segurança de aplicação do logotipo, enquanto o design do logotipo deve ser sempre significativo, mas ao mesmo tempo simples para poder ser reproduzido nas mais amplas variações de escalas e suportes.



9. Porque preciso ter documentos finais do meu logotipo preparados para impressão e para ecrã?

Muito provavelmente, o seu logotipo acabará por marcar presença nos mais variados contextos, desde um cartão de visita até um website ou uma peça de merchandising. É necessário garantir o uso correto de documentos específicos para a melhor apresentação do logotipo e que não prejudique a comunicação da sua marca. Para garantir isto, é imprescindível dispor de documentos vetoriais de todas as versões do seu logotipo para impressão em qualquer escala sem comprometer sua integridade formal. Ou então, sempre que seja necessário apresentar seu logotipo digitalmente como um website ou rede social, será importante dispor de documentos específicos em bitmap (pixels). Aqui na Diretriz™ você irá obter documentos vetoriais como EPS e PDF e também documentos bitmap (pixels) como PNG e JPG para atender a esses dois propósitos diferentes de forma simples e segura.



10. O que é o manual de normas corporativas e porque preciso de um?

O manual de normas corporativas é um documento personalizado para referência futura sobre as diretrizes de uso das diferentes versões do design do seu logotipo e de como estas devem ser aplicadas. Esta é uma forma de assegurar e garantir consistência quando seu logotipo necessita ser apresentado. Este manual é obrigatório para manter a integridade do seu logotipo e para poder ser sempre apresentado de forma equilibrada e de acordo com o tom da sua marca e assegurar sempre que o logotipo visa a melhor aparência em todos os suportes, como embalagens, materiais de marketing, papelaria, páginas da web e perfis de redes sociais e muito mais.



11. É possível fazer o meu novo logotipo animado?

Como se pode constatar no portfólio, existem algumas marcas cujos logotipos são animados. Assim, na maioria das vezes é possível criar uma animação curta e simples do seu logotipo para ser usada como GIF animado ou vídeo MP4. Chamo a atenção para o facto de existirem algumas limitações técnicas para o que pode ser feito, por isso, se estiver interessado e pretender mais esclarecimentos sobre como poderei animar o seu logotipo, por favor, envie-me uma mensagem no formulário de contactos. Obrigada.



Tem alguma pergunta que não viu aqui esclarecida? Não hesite em contactar-me. Será bom poder esclarecer qualquer dúvida que tenha sobre o meu trabalho. Obrigado.

Vamos conversar:

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