Loading...

5 citações sobre o design de logotipos.

O que torna um logotipo realmente especial para ser lembrado por todos?
5 cinco citações sobre o design de logotipos artigo rui pombares diretriz blog journal

O logotipo é uma ferramenta vital na apresentação e identificação de uma marca e do negócio que representa. Cabe ao logotipo descrever os valores essenciais de uma organização e garantir o seu correto reconhecimento. Mas o que realmente torna um logotipo especial o suficiente para ser lembrado por todos? As seguintes citações podem ajudar a melhorar o processo de criação de um logotipo que se pretende competente.

1.
"Um logotipo não é uma marca - é apenas um símbolo de uma marca. Uma marca é muito mais do que um logotipo."
- Marty Neumeier

Vamos começar por esclarecer que cada marca é, de uma forma muito simplificada, definida pelo conjunto de associações mentais que cada um de nós retém quando interagimos com ela. O logotipo é apenas um dos instrumentos que integram a identidade da marca.


2.
"Os logotipos mais fortes contam histórias simples."
- Sol Sender

A prioridade no design de um logotipo deve ser o seu significado e memorabilidade. Para se conseguir isso, o logotipo não deve ser demasiado complicado ou confuso, mas antes, simples e elegante. Não devemos cair no erro de tentar transparecer no design do logotipo todo o peso da marca.

3.
"Um logotipo não vende (diretamente), ele identifica."
- Paul Rand

Se o logotipo fosse uma pessoa colaboradora da empresa, este seria um embaixador e não um comercial. O logotipo não é responsável pelas vendas mas tem a responsabilidade de impactar e induzir emoções e memórias positivas nos clientes e isto, sim, pode motivar interações lucrativas para a empresa.

4.
"Logos são a extensão gráfica das realidades internas de uma empresa."
- Saul Bass

Mesmo que o logotipo seja apenas uma parte da marca, ele é o primeiro elemento de apresentação da marca a todos os potenciais clientes. Assim, o logotipo deve ser a base de toda a narrativa que constitui a marca.

5.
"Um logotipo é um ponto final no final de uma frase, não a frase em si."
- Sagi Haviv

O logotipo dirá o que nenhum comercial ou produto pode. Isto porque o logotipo tem a capacidade de levar os clientes a pensar, ponderar e sentir por conta própria. Assim, o logotipo deve dar um preâmbulo às crenças e missão da empresa e não narrar toda a história.

6. Bónus!
"Não tente ser original. Tente ser bom."
- Paul Rand

É importante que o logotipo seja sempre atraente e autêntico. Facilmente podemos perder a essência quando procuramos criar algo único. O processo criativo deve ser verdadeiro e não apenas diferente.

O logotipo é vital para o sistema de reconhecimento da marca e da empresa. É fundamental que o seu processo de criação seja ponderado e honesto. Para isso, deve existir um foco no que se deseja que o público sinta quando vê o logotipo.

Quer saber mais sobre como criar um logotipo relevante e competente? Não hesite em contactar-me. Será bom poder esclarecer qualquer dúvida que tenha sobre o meu trabalho. Obrigado.

Vamos conversar:

(*) preenchimento obrigatório


MATOSINHOS | PORTUGAL
+351 917 347 506
(Chamada para a rede móvel nacional)
INFO@DIRETRIZ.PT