O design de um logotipo precisa considerar, no seu processo, fatores imprescindíveis ao esclarecimento do significado da marca e o que esta representa. Estes fatores são diferentes para todas as marcas. O que funciona para uma, não funcionará para outra. É preciso compreender que não existe uma solução “tamanho único”.
1.
Logotipos detalhados.
É fundamental que o logotipo seja memorável. Quanto mais detalhado, mais complicado será e menos memorável se tornará. Além disso, os logotipos com muito detalhe tendem a ter uma performance mais fraca quando aplicados em escalas reduzidas.
Dica:
Simplificar os detalhes e valorizar as formas simples.
2.
Seguir modas.
Por definição, as modas tendem a desvanecer. A finalidade deverá ser a criação de um logotipo intemporal.
Dica:
Evitar tendências efémeras.
3.
Tipografias incompatíveis.
A adoção de fontes tipográficas deve ser criteriosa. Ao usar mais do que um tipo de letra, estas devem complementar-se. Considerar o primeiro ponto e ter em mente a fácil memorização do logo.
Dica:
Pesquisar combinações populares baseadas nas caraterísticas de cada família tipográfica. Evitar usar mais do que duas fontes tipográficas.
4.
Design fora do significado da marca.
É boa ideia ser diferente mas é importante que faça sentido. Logotipos que não representem formalmente a marca têm maior dificuldade em ganhar a confiança do público.
Dica:
Compreender e definir concretamente o conceito e personalidade da marca.
5.
Criar o logotipo em primeiro lugar.
O logotipo necessita ser uma extensão da identidade da marca. Para que isto seja possível, o logotipo necessita responder ao conceito da marca e diferenciar-se da concorrência para poder criar empatia junto dos seus clientes.
Dica:
Começar por pesquisar e avaliar o mercado onde a marca se vai inserir para, de seguida, definir os predicados que caraterizam e distinguem a marca. Só depois estão reunidas as condições para criar o logotipo.
A minha metodologia:
1. Pesquisar o mercado-alvo para descobrir o que é necessário e também o que é desejável.
2. Analisar a concorrência para maior entendimento do que funciona melhor.
3. Identificar projetos existentes que validem parâmetros similares.
4. Definir a ideia central que a marca defende, os predicados que a definem e a razão da sua existência.
5. Iniciar o processo criativo do novo logotipo através de com binações pertinentes dos pontos definidos anteriormente.
6. Simplificar.
Mais sobre o design de logotipos no artigo “5 perguntas que o logotipo precisa responder.”
Quer saber mais sobre como criar um logotipo relevante e competente? Não hesite em contactar-me. Será bom poder esclarecer qualquer dúvida que tenha sobre o meu trabalho. Obrigado.
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